superlumina»

Festival de Fotografia de Tiradentes 2017 abre 2 convocatórias

O Festival de Fotografia de Tiradentes abriu duas convocatórias para sua edição 2017, a sétima do festival. Organizado pela mesma equipe responsável pelo projeto Foto em Pauta, acontece anualmente desde na bela cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, que recentemente foi escolhida um dos 10 melhores destinos para viagem pelo jornal O Estado de São Paulo.

O superlumina» estará presente, apoiando o festival . Confira mais detalhes abaixo.

detalhe de braços de duas pessoas se abraçando

Convocatórias Festival de Fotografia de Tiradentes

Nesta edição, a organização abriu 2 convocatórias, uma para exposição coletiva e outra para apresentação de portfólios.

Convocatória: Exposição coletiva

A primeira convocatória, Exposição Coletiva: : “Ficções – A fotografia além do real” tem moldes tradicionais, com os proponentes fazendo sua inscrição pelo site e enviando até 5 fotografias que serão analisadas por uma comissão julgadora, que selecionará as melhores para compor a exposição, que tem o objetivo de levar à reflexão sobre o papel e potencial da fotografia como representação da realidade e como ficção.

Segundo o edital no site oficial:

“A mostra  [‘Ficções – A fotografia além do real‘] pretende provocar uma reflexão sobre a natureza da fotografia no processo de representação do mundo; a imagem enquanto espelho ou simulacro do real. Como a fotografia é capaz de construir e inventar com os
dados da realidade? E qual o seu limite?

Toda fotografia traz em si a intenção do seu autor: as suas escolhas permeadas por seus filtros sociais e culturais em determinado contexto e revelando assim, um sentido e um ponto de vista. Em que medida essa imagem é real, natural ou construída? Quando ela pode ser dada como verdade, ou quando é uma obra ficcional?

[…]

No intuito de mostrar esse universo, o Festival de Fotografia de Tiradentes convida todos os fotógrafos a participar, por meio do envio de imagens que abordem o tema “Ficção” para a seleção pública das fotografias que vão compor a Exposição Foto em Pauta.

Inscrições – Convocatória Exposição Coletiva

Para se inscrever é preciso, ler o edital da convocatória, preencher formulário de inscrição e enviar as fotografias através do site oficial, no endereço http://www.fotoempauta.com.br/festival2017/convocatoria/ o dia 22 de Janeiro.

Convocatórias: Apresentação de Portfólios

Nesta convocatória, o festival propõe algo incomum: um espaço para que os fotógrafos selecionados apresentem seus portfólios num espaço exclusivo no Festival. Além da oportunidade de mostrar seus trabalhos a um grande público, o trabalho será analisado por um corpo de jurados e os selecionados receberão prêmios.

De acordo com o edital, no site oficial:

“Os convidados do festival (cerca de 30 artistas, curadores, editores) comporão uma comissão que visitará o espaço e indicará os melhores portfólios para a premiação.

O trabalho vencedor será anunciado à noite, na tela de projeções do Festival no Largo das Forras, praça principal de Tiradentes.

Prêmios

Canson

Oferecido pela Canson, fabricante de papéis Fine Art com qualidade museológica para impressão jato de tinta:

1 caixa com 25 folhas de papel Canson 100% algodão, formato A3, incluindo a impressão em uma empresa participante do programa Certified Printing Canson.

Superlumina»

Oferecidos pelo Superlumina, plataforma de marketing para fotógrafos fine art.

  • 1.o lugar: 1 ano de plano superlumina gratuito + 50% de desconto permanente
  • 2.o lugar: 1 ano de plano superlumina gratuito + 20% de desconto permanente
  • 3.o lugar: 6 meses de superlumina gratuito + 10% de desconto permanente
  • Demais selecionados: 6 meses de superlumina gratuito + 10% de desconto no primeiro ano

Os casos omissos relativos a esta convocatória serão resolvidos pela Comissão de Seleção, juntamente com a direção do Festival de Fotografia de Tiradentes.”

Inscrições – Convocatória Apresentação de Portfólios

As inscrições podem ser realizadas entre  10 a 25 de janeiro de 2017, através do formulário no site oficial do Festival de Fotografia de Tiradentes.

É obrigatório que o artista esteja em Tiradentes para apresentar o trabalho durante o festival. Os detalhes de formato do portfólio para seleção e a apresentação no festival podem ser encontrados no edital no endereço http://www.fotoempauta.com.br/festival2017/convocatoria/.

Não perca esta oportunidade!

Sair da versão mobile