superlumina»

Apoie o Documentário Rastro de Lama!

Dirigido pelas fotógrafas Aline Lata e Helena Wolfenson o documentário Rastro de Lama pretende acompanhar as transformações de Ricardo e Marlon, dois sobreviventes da tragédia de Mariana, resultado do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, no interior de Minas Gerais, que gerou um rastro de destruição ambiental e social desde a cidade de Mariana até a costa do Espírito Santo.

doadores de qualquer quantia ganham 20% na assinatura de sites superlumina»

Rapaz sem camisa, de costas e abaixado, observa paisagem enlameada

As realizadoras criaram uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse, e a 2Aces, empresa criadora do superlumina» é apoiadora do projeto, oferecendo desconto de 20% na assinatura de sites superlumina» (*) para doadores de qualquer quantia para o financiamento do documentário.

Como fazer sua doação – Documentário Rastro de Lama

Para doar, é simples, visite o endereço https://www.catarse.me/pt/rastrodelama e escolha sua opção de financiamento, que não tem valor mínimo. As realizadoras oferecem recompensas variadas, dependendo do valor doado como, por exemplo agradecimentos nos créditos, cartazes do filme, fotografias fine art de Aline Lata, Helena Wolfenson e de outros fotógrafos como Bob Wolfenson e Gal Oppido, além do desconto na assinatura do superlumina».

Vídeo: Teaser do Documentários Rastro de Lama

Sobre o projeto

A onda de lama expulsou centenas de pessoas de suas casas e trouxe consequências imprevisíveis para suas vidas. A ideia é documentar do início ao fim o desfecho dessa catástrofe e os caminhos percorridos pelos personagens atingidos, desde a destruição de Bento Rodrigues até a prometida reconstrução de uma Nova Bento. O futuro incerto será permeado no documentário pelo passado de cada personagem, pelas memórias da tragédia, pelos processos judiciais e pelo acompanhamento do cronograma de indenização da Samarco.

O ponto de partida do documentário é a história de Ricardo e Marlon, que conseguiram fugir da onda de lama que levou tudo o que tinham. Ricardo diz que a única coisa que teve tempo de pegar foi a sua avó e a roupa do corpo. Já Marlon, cuja casa estava um pouco mais no alto, conseguiu salvar a maioria de seus pertences, mas perdeu uma possibilidade de vida. A partir do material já captado no primeiro contato que tivemos com esses personagens, vamos retornar para Mariana para aprofundar suas histórias e seguir viagem pelo rastro que a lama deixou até Linhares. Essa expedição busca contextualizar a individualidade de cada personagem na amplitude que tomou essa onda de lama no Brasil.

A narrativa vai abordar do micro para o macro, buscando ampliar pontos de vista subjetivos através da vivência com pessoas, e evitando dados numéricos divulgados na cobertura da tragédia dada pela imprensa.

Clique no botão abaixo para saber mais detalhes sobre a produção e fazer sua doação.

Faça Sua Doação!

Uma das fotografias das realizadoras do documentário Rastro de Lama

* = O voucher com o desconto será enviado após a confirmação das doações

Sair da versão mobile